janeiro 26, 2017

Made in China

Uma vez ouvi uma frase que dizia: Os chineses ainda vão dominar o mundo!
Na ocasião eu não havia me dado conta da profundidade dessa afirmação e do quão isso nos incomodaria.
Pelo que eu me lembro, os produtos chineses começaram a aparecer em pequenas lojas, daquelas "Qualquer por R$1.99". Eu mesma visitava toda semana, encantada com peças lindas e muito baratas.
O problema é que só percebemos a baixa qualidade no uso, no dia a dia. A maioria não durava, estragava ou quebrava fácil. Foi uma pena, porque muita coisa não se encontrava em nenhum outro tipo de loja. A questão é que o barato sai caro e então foram fechando; hoje restam apenas algumas.
Tudo teria se resolvido com o boicote, mas infelizmente o nosso mercado brasileiro continuou a seu invadido descaradamente. Prestem atenção nas magazines, nos super mercados, nos shoppings. Percebam a diferença de preços e olhem na etiqueta do mais barato "Made in China"; quase que 100% são produtos chineses.
O que está acontecendo? Não temos mais opção?
Vejam o exemplo das lâmpadas. Temos sido obrigados a trocar todas as lâmpadas antigas de nossa casa pelas brancas, chamadas de lâmpadas frias, porque assim economizamos energia. Estão nos subestimando, talvez até pudéssemos aceitar melhor se não fossem tão ruins e neste caso, muito caras.
Não sei quanto a casa de vocês, mas a nossa é praticamente uma danceteria, porque ficam falhando e piscando após alguns minutos acesas. Descobrimos porque são econômicas: porque piscam tanto que a gente apaga.
É uma pouca vergonha e nem temos a quem recorrer.
E agora, quem poderá nos defender? Chapolin Colorado?